quarta-feira, 30 de abril de 2014

Trilogia Cinquenta Sombras de Grey [Dixie & Al]



"As Cinquenta Sombras de Grey"
Fifty Shades #1
Título Original: "Fifty Shades of Grey"
Páginas: 552
Editor: Lua de Papel
ISBN: 9789892319957

Sinopse
Anastasia Steele é uma estudante de literatura jovem e inexperiente. Christian Grey é o temido e carismático presidente de uma poderosa corporação internacional. O destino levará Anastasia a entrevistá-lo. No ambiente sofisticado e luxuoso de um arranha-céus, ela descobre-se estranhamente atraída por aquele homem enigmático, cuja beleza corta a respiração. Voltarão a encontrar-se dias mais tarde, por acaso ou talvez não. O implacável homem de negócios revela-se incapaz de resistir ao discreto charme da estudante. Ele quer desesperadamente possuí-la. Mas apenas se ela aceitar os bizarros termos que ele propõe... Anastasia hesita. Todo aquele poder a assusta - os aviões privados, os carros topo de gama, os guarda-costas... Mas teme ainda mais as peculiares inclinações de Grey, as suas exigências, a obsessão pelo controlo… E uma voracidade sexual que parece não conhecer quaisquer limites. Dividida entre os negros segredos que ele esconde e o seu próprio e irreprimível desejo, Anastasia vacila. Estará pronta para ceder? Para entrar finalmente no Quarto Vermelho da Dor? As Cinquenta Sombras de Grey é o primeiro volume da trilogia de E. L. James que é já o maior fenómeno literário do ano em todos os países onde foi publicado.


"As Cinquenta Sombras mais Negras"
Título Original: "Fifty Shades Darker"
Fifty Shades #2
Páginas: 576
Editor: Lua de Papel
ISBN: 9789892321127

Sinopse
Perseguida pelos negros segredos que atormentam Christian Grey, Anastasia Steele separa-se dele, e começa uma carreira numa prestigiada editora de Seattle.
Mas por mais que tente, Anastasia não o consegue esquecer - ele continua a dominar-lhe todos os pensamentos. E quando Christian lhe propõe reatarem a relação com um novo e diferente acordo, ela não consegue resistir. Aos poucos, uma a uma, começam a revelar-se as Cinquenta Sombras que torturam o seu autoritário e dominador amante.
Enquanto Grey se debate com os seus demónios, e revela a Anastasia um lado inesperadamente romântico, ela vê-se obrigada a tomar a mais importante decisão da sua vida.
Uma escolha que só ela pode fazer…

"As Cinquenta Sombras Livre"
Título Original: "Fifty Shades Freed"
Fifty Shades #3
Páginas: 624
Editor: Lua de Papel
ISBN: 9789892321424

Sinopse
Quando a jovem e inocente Anastasia Steele encontrou pela primeira vez o impetuoso e fascinante milionário Christian Grey, começou entre eles um affair sensual que lhes mudou a vida para sempre. Assustada e intrigada pelas singulares inclinações eróticas de Grey, Anastasia exige um compromisso total na relação. Com medo de a perder, ele aceita.
Agora Anastasia e Grey têm finalmente tudo o que desejavam - o amor, a paixão, a intimidade, uma riqueza incalculável - e todo um mundo de possibilidades à sua espera. Mas ela sabe que amá-lo não será fácil, e que estarem juntos vai implicar ultrapassar barreiras que nenhum deles poderia prever. Anastasia vai ter de aprender a partilhar o estilo de vida de Grey sem sacrificar a sua identidade. E ele terá de aprender a superar o seu obsessivo impulso de tudo controlar, enquanto se debate com os demónios do seu terrível passado.
E quando tudo parece estar conjugado para que ambos consigam finalmente ultrapassar os maiores obstáculos, o destino conspira para tornar dolorosamente reais os maiores medos de Anastasia.

Opinião
[Dixie]
Esta trilogia é inovadora, uma autêntica “lufada de ar fresco” para a literatura erótica. Apesar de no primeiro livro o sexo ser um ponto fulcral, a história das personagens principais acaba por se sobrepôr à importância dos jogos sexuais que praticam e que é descrito de uma forma realista e pormenorizada.
Os obstáculos que o “casal” tem que ir ultrapassando são diversos e intrínsecos a nível psicológico. O leitor é transportado através de uma montanha russa de emoções, que varia de luxúria a tristeza profunda, conseguindo empatizar o que vai sendo vivenciado por Anastasia e Christian (e algumas das restantes personagens, como a irmã de Christian, Mia e José, amigo da Anastasia e, por ele, namorado).
A complexidade emocional dos livros foi o que mais me surpreendeu, sendo que a interação entre Christian e as suas “submissas” em comparação com a que mostra com Anastasia ou com Mrs. Robinson e até mesmo com a sua família evidencia os seus traumas e como estes afetam a sua personalidade, maneira de ser e de viver.
A evolução das personagens ao longo da história é marcante, assim como o envolvimento da história. São três livros que não dão vontade de largar enquanto não se termina e peço desculpa pela review tão pobre, mas sinceramente, penso que a história fala por si e que para a review seria mais importante enaltecer as fortes emoções que os caracterizam e que são marcantes para qualquer leitor(a).

[Al]
Tenho a dizer que comprei o primeiro livro desta trilogia em Londres. E que saí da loja com o seguinte comentário do empregado : "não podia sair de londres uma peça famosa dela". Realmente compreende todo o mediatismo e fanatismo à volta dos livros. O primeiro arrebata-nos com o facto de a personagem ser uma rapariga "next door" com a qual facilmente criamos um elo de ligação. O herói é um deus grego. Homem poderoso, com o mundo a seus pés. O acaso junta-os. Aqui nada de mais em relação a muitos romances já lidos. Mas o facto de uma rapariga normal, se envolver num mundo tão sensual e pecaminoso, faz-nos querer aventurarmo-nos nestas ideias. O segundo e o terceiro livros, já desenvolvem mais a relação entre estas duas personagens. Percebemos que nem tudo o que é parece. Embora com todo o drama que um romance merece, e toda a sexualidade que o erotismo traz, chegamos à conclusão de que a heroína se torna a âncora e o sol do mundo sombrio do nosso herói, que aparentemente domina o mundo, mas na realidade sucumbe às feridas infligidas pelo seu passado.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Passatempo nº4 - Dia Internacional do Livro

Nós avisámos que iríamos publicar uma surpresa muito brevemente, desta vez, dedicada ao nosso "melhor amigo", o livro! Daí surgiu este passatempo.

Aproveitámos a ideia de um passatempo do blog Algodão Doce para o Cérebro, (visitem o blog, vale mesmo a pena!) para vos oferecer um "pack" especial Dia do Livro!


O passatempo é muito simples. Todos os livros acima fizeram parte de opiniões publicadas no blog por diversas autoras. Atrás de um destes livros encontra-se o pack! Tudo o que vocês têm de fazer, é adivinhar em qual deles (1,2,3,4,5 ou 6) e preencher o formulário abaixo. É fácil não é? Tudo o que precisam é de sorte!

E o pack contém...


Dois maravilhosos livros, "Quando o Amanhã Chegar" de Peter O' Connor e "O Desejo" de Alexandra Bullen (opinião AQUI).

Mas há mais, o vencedor deste pack ainda recebe:
Um notebook personalizado FBN!

REGRAS
O passatempo termina às 23:59 do dia 01 de Maio de 2014.
É obrigatório ser seguidor do blog Leituras ao Sol e/ou ter like na página de FACEBOOK do blog
É facultativo (mas agradecido) meter like na página do FBN (as organizadoras iriam ficar muito felizes!)
Não nos responsabilizados por extravios.
Só é permitida uma participação por pessoa.


segunda-feira, 21 de abril de 2014

P.C. Cast - Renascida [Cindy]

Título Original: "Goddess of the Sea"
Páginas: 384
Editor: ASA
Coleção: 1001 Mundos
ISBN: 9789895579198

Sinopse
Christine Canady, CC, é sargento da Força Aérea e no dia do seu 25º aniversário, já depois de uns quantos copos de champanhe a mais, faz uma dança em cima do balcão do bar pedindo à deusa da terra um pouco mais de magia na sua vida.
No dia seguinte, o seu voo com destino ao médio oriente, num C-130, termina num desastre com o avião a despenhar-se no Oceano. Quando pensava que o seu destino estava traçado e a sua morte era certa, ela apercebe-se de que está a respirar debaixo de água e se encontra perante a mais bela sereia que poderia imaginar.
Concedendo à sereia o desejo de ser humana, elas trocam de consciência e em breve CC vê-se imersa nas intrigas da corte das sereias, e com dificuldade em resistir aos encantos do pretendente real.
Mas, o desejo de voltar a terra vai fazer com que CC se cruze com o cavaleiro dos seus sonhos, vendo-se envolvida num arrebatador triângulo amoroso.

Opinião
Eu sei que deveria ter começado a leitura desta coleção pelo primeiro volume, mas infelizmente, quando comecei a ler ainda não existia nenhum dos livros em português, sendo que este é o 4º que leio da coleção das deusas. Foi um livro que me agradou bastante, talvez não tanto como o último que li "Deusa da Primavera", mas suficiente para gostar dele. Conta-nos a história de CC, uma sargento da força aérea (que tem medo de voar) que, no dia do seu 25º aniversário - na véspera de uma missão - pede a uma deusa um pouco de magia na sua vida. No dia seguinte, o avião despenha-se no Oceano e CC acaba por magicamente trocar de corpo com uma sereia chamada Undine (dádiva dada pela deusa da Terra Gaea). Mas a vida de CC está prestes a pior, quando esta se apercebe o porquê de Undine não querer viver mais no mar - Saepedon, filho do deus do mar, que quer ficar com Undine a toda a força. Com a proteção de Gaea, CC (agora Undine) é enviada para uma ilha na condição de vir ao mar a cada 3 dias (correndo o risco de morrer se não o fizer). É nestas viagens ao mar, que Undine conhece Dylan, um homem sereia, por quem se apaixona profundamente. Na ilha, Undine é resgatada por um cavaleiro e levada para um mosteiro, onde se tenta comportar como uma mulher digna daquele tempo (e falha miseravelmente). Embora esteja mais segura em Terra, Undine não consegue ficar presa, uma vez que o seu coração está no mar. Saepedon descobre este romance e faz de tudo para o terminar, mas todos sabemos que o amor acaba sempre por triunfar. Foi um bom livro, como disse acima, não o melhor, mas a história até foi bastante boa. Apenas posso dizer que fiquei com algumas dúvidas em termos de anatomia quando a CC se envolve com o Dylan (porque na minha cabeça aquilo é um bocado estranho). O que notei de bastante diferente no livro foi o facto de, em todos os outros livros, o "humano" acabava por se envolver com um deus e, neste primeiro volume, não foi isso que aconteceu. O final foi absolutamente maravilhoso. Sinceramente, pensei que o livro iria ter um final triste (tudo apontava para tal), mas as últimas páginas foram surpreendentemente espectaculares! Aconselho a leitura a todos os interessados nesta saga, vale mesmo a pena ler.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Marcia Grad - A Princesa que Acreditava em Contos de Fadas [Cindy]

Título Original: "The Princess Who Believed in Fairy Tales"
Páginas: 214
Coleção: Revelações #3
ISBN: 9789722329002

Sinopse
Filha de um rei e de uma rainha intolerantes e severos, Vitória é uma princesa que sonha ser um dia libertada por um príncipe encantado, tal como nos contos de fadas. Porém, quando esse príncipe chega, nada acontece como ela havia sonhado. Seguindo os conselhos de um sábio, a princesa empreende uma emocionante viagem, no fim da qual descobre que os contos de fadas podem mesmo tornar-se realidade, embora nem sempre do modo como os idealizámos... Um livro inspirador e de autodescoberta que apela à reflexão sobre as fronteiras do sonho e da realidade, da infância e da maturidade... e sobre o milagre quotidiano que é a vida.

Opinião
Estou muito desapontada com este livro. Quando o vi à venda, chamou-me imediatamente à atenção pois acho a sua capa muito bela e, como a personagem principal, também eu sou apreciadora de um bom conto de fadas. Mas não esperava que o livro em si fosse um conto de fadas. Estava à espera de um romance histórico "adulto" e acreditem que este livro é tudo menos adulto, aliás, enquanto o lia só pensava como se enquadrava bem na coleção "estrela do mar" da presença. A história é bonita sim, uma princesa sonhadora (Vitória) que acreditava mesmo na chegada do seu príncipe encantado e que, quando o encontra descobre que a vida não é mesmo um conto de fadas e o seu encantador príncipe esconde no seu interior um "monstro" que todos os dias a atormenta e deixa miserável. Quando chega a um limite, a princesa encontra um sábio bicho que a guia na "aventura" da sua vida onde esta conhece inúmeras personagens que lhe mostram como é difícil ultrapassar os obstáculos da vida (mas que é possível) e que os finais felizes existem, mas podem ser um pouco diferentes do que realmente esperamos. Para quem goste de um livro um pouco mais infantil (uma quase fábula digamos) este é o livro ideal, mas tal como referi na última opinião que fiz não sou muito fã deste tipo de livros. É também um bom livro para alguém que se sinta mais em baixo pois mostra como é possível sair do abismo, desde que se tenha vontade e força para tal!

quinta-feira, 3 de abril de 2014

A Cindy foi ao cinema ver... "Divergente"

Como postei no facebook mais cedo, na Terça-feira à noite fui à antestreia do filme "Divergente" no El Corte Ingles, pelo qual esperava ansiosamente desde a leitura da trilogia e quis deixar aqui o meu feedback!
Logo que cheguei ao cinema, vi o cartaz em grande e não resisti, tive que tirar uma fotografia!


Não costumo ser muito sortuda (muito menos em passatempos) por isso ganhar os bilhetes para a antestreia de um filme que queria bastante ver foi uma experiência quase única (daí a reportagem fotográfica!).


Agora o filme... Se me perguntarem a opinião geral, gostei bastante do filme, acho que estava muito melhor adaptado do livro do que muitos outros que já vi (incluindo Hunger Games), uma vez que mantiveram quase todas as cenas importantes. A partir de agora sou capaz de dizer spoilers por isso, se não os quiserem ler, não aconselho a leitura dos próximos parágrafos.

Uma das coisas que mais me "impressionou" foi a falta de referência de certas personagens durante o filme. Por exemplo, o Uriah aparece no filme, mas quase desapercebido, nem se fica a saber o nome dele e nos livros foi uma personagem constante pelo que não faz muito sentido. Outra personagem que nem se ouve falar... o Edward (que no livro foi esfaqueado por Peter e que acaba por ir viver com os sem facção), quer dizer, ele está lá como o Uriah, mas está quase como um figurino. Outro pormenor que reparei é que no filme a relação entre Four e o seu pai não é tida como grande destaque e eu pelo menos, acho que é uma das relações que mais importância tem ao longo dos livros.

De resto não tenho grandes coisas a apontar. Gostei imenso, foram 2h e 30m de intensidade e BASTANTE humor (chorei a rir com o medo de Tris sobre Four, foi uma cena genial), mais humor do que eu esperava.

Agora, se aconselho a ver? Claro que sim! Acho que os fãs vão ficar satisfeitos com o filme.