segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Daniel Glattauer - Quando Sopra o Vento Norte [Cindy]

Título Original: "Gut gegen Nordwind"
Páginas: 224
Editor: PORTO EDITORA
ISBN: 9789720043061

Sinopse
"Escreva-me Emmi. Escrever é como beijar, mas sem lábios. Escrever é beijar com a mente."

Quando sopra o vento norte é um romance divertido, animado e irresistivelmente cativante, cheio de reviravoltas, sobre um caso de amor vivido exclusivamente por e-mail.

Tudo começa por acaso: Leo recebe por engano alguns e-mails de uma desconhecida chamada Emmi. Educadamente, responde-lhe e Emmi retribui.
Esta troca de e-mails desperta uma curiosidade intensa entre os dois e, quase de imediato, Emmi e Leo começam a partilhar confidências e desejos íntimos.
A tensão entre ambos aumenta, e o encontro parece iminente. Mas Emmi e Leo adiam o momento. Porque, afinal de contas, Emmi é casada e feliz.
Serão os sentimentos que nutrem um pelo outro suficientemente profundos para sobreviver a um encontro real? E, depois desse momento, o que os espera?


Opinião

Apanhei este livro nas promoções de 50% do continente (disponíveis até /11) e não resisti! Tive que o trazer. “Quando sopra o vento norte” conta a história de Emmi e Leo, que começam a conversar por e-mail após Emmi ter enviado três vezes por engano, um e-mail a Leo a cancelar a subscrição numa revista local. Após uma curta conversa, os dois não se voltam a falar… até Leo receber um e-mail de Emmi a desejar um feliz natal e um bom ano novo. 

A partir deste e-mail a conversa continua até ambos ficarem de tal forma dependentes dos e-mails, que não aguentavam estar mais de três dias sem falar. Mas Emmi é casada e tem uma família e Leo tem um passado romântico que o atormenta.

Foi daqueles livros que não consegui largar, não só pela história ser tão atual (quem disse que não pode existir uma Emmi e um Leo algures no mundo a trocarem e-mails como estes?), mas também pela forma de escrita – ao ler os e-mails parecia quase que estava a ler poesia (parabéns à tradutora por não ter destruído a magia destes e-mails). 

Fiquei muito triste com o fim, uma vez que esperava que após tanto rodeio, corresse tudo bem… mas fica então para o próximo volume (mal posso esperar).

2 comentários:

  1. Um pouco de spoiler, não?
    Assim uma pessoa já está a contar com esse tipo de final :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo que eu não dissesse ia-se perceber que o fim é triste, mas é preciso ler para se entender o fim do livro. Se o leres percebes que não é assim tão spoiler! :)

      Eliminar