segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Lauren DeStefano - Raptada [Cindy]

Título Original: "Wither"
O Jardim Químico #1
Páginas: 256
Editor: PLANETA
ISBN: 9789896572204

Sinopse
Graças à ciência moderna, todos os recém-nascidos são bombas-relógio genéticas - os homens só vivem até aos vinte e cinco anos e as mulheres até aos vinte. Neste cenário desolador, as raparigas são raptadas e forçadas a casamentos polígamos para que a raça humana não desapareça. Levada pelos Colectores para se casar à força, Rhine Ellery, uma rapariga de dezasseis anos entra num mundo de riqueza e privilégio. Apesar do amor genuíno do marido Linden e da amizade relativa das suas irmãs-esposas, Rhine só pensa numa coisa: fugir, encontrar o irmão gémeo e voltar para casa. 
Mas a liberdade não é o único problema. O excêntrico pai de Linden está decidido a encontrar um antídoto para o vírus genético que está prestes a levar-lhe o filho e usa cadáveres nas suas experiências. Com a ajuda de um criado, Gabriel, pelo qual se sente perigosamente atraída, Rhine tenta fugir no limitado tempo que lhe resta.

Opinião
A Cindy aproveitou as suas férias para iniciar a trilogia de "O Jardim Químico", que começa com este primeiro volume "Raptada". Num mundo onde as mulheres vivem até aos vinte anos e os homens até aos vinte e cinco (devido a um "vírus" produzido pela ciência moderna - na esperança de melhorar a qualidade de vida dos seres humanos), Rhine Ellery, uma rapariga de dezasseis anos, é raptada juntamente com outras raparigas e escolhida pela sua peculiaridade genética (Heterochromia, um olho de cada cor) sendo obrigada a casar, juntamente com mais três raparigas (que se tornam suas irmãs-esposas). Para melhorar a situação, Rhine sente-se atraída por Gabriel, um criado gentil, que se torna o seu grande apoio e com quem pretende fugir assim que possível, especialmente após descobrir que o pai do seu marido Linden usa cadáveres das pessoas que morrem na sua casa, nas experiências de modo a tentar encontrar um antídoto para salvar o filho deste terrível destino.
A vida com o seu novo marido é algo que Rhine nunca imaginou, um mundo de riqueza e privilégio como nunca vira antes mas isto não impede Rhine de tentar voltar para casa pois para trás ficou o seu irmão gémeo, que não faz ideia do que lhe aconteceu e Rhine é capaz de tudo para voltar para ao pé deste.
Tenho que comentar a capa do livro, que acho bastante bonita e que me chamou imenso à atenção antes de o ler (gosto bastante mais dela na versão de Portugal do que na original, o que é raro). "Raptada" é um bom livro, mas, na minha opinião, fica um pouco aquém das restantes coleções distópicas que tanto se falam hoje em dia. As personagens são um ponto alto deste livro, temos que dizer que uma personagem com heterochromia foi uma boa aposta por parte da autora. Tive imensa pena de Linden ao longo de todo o livro, uma vez que este é uma personagem bastante ingénua e inocente, até certo ponto uma "marionete" do seu pai. O livro é muito rápido de se ler mas a minha opinião é quase igual aquela que tive do primeiro livro da saga "Jogos da Fome" - é bom, mas nada de outro mundo. Não sei explicar o que falta neste livro, mas há algo que não bate certo para mim, enquanto leitora. Não é por isso que deixo de o recomendar, até porque a história é bastante interessante e é nos apresentado um mundo diferente do que estamos habituados, mas esperava mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário