quinta-feira, 8 de maio de 2014

Therese Fowler - Escândalo [Cindy]

Título Original: "Exposure"
Páginas: 400
Editor: ASA
ISBN: 9789892315904

Sinopse
O controlador pai de Amelia Wilkes não permite que ela namore, mas isso não impede a talentosa finalista do liceu de manter um romance com o colega Anthony Winter. Desesperadamente apaixonados, os dois sonham com uma vida em conjunto e planeiam contar aos pais de Amelia apenas quando ela fizer dezoito anos e se tornar, legalmente, adulta. A mãe de Anthony, Kim, que lecciona na escola que ambos frequentam, sabe - e guarda - o segredo que os une. Mas a paixão deles é exposta mais cedo do que planeavam. O pai de Amelia, Harlan, fica chocado e furioso ao encontrar fotografias de Anthony, nu, no computador da filha. Meras horas depois Anthony é preso. 
Quando os acontecimentos começam a espiralar fora de controlo e o caso toma uma dimensão nacional, Amelia e Anthony arriscam tudo numa ousada e perigosa tentativa de limpar os seus nomes e terminar com a loucura em que tudo aquilo se tornou.

Opinião
Este livro é um verdadeiro "Romeu e Julieta" do século XXI, onde dois jovens apaixonados (Amelia e Anthony) são proibidos de estar juntos após o pai de Amelia descobrir fotos de Anthony sem roupa no portátil da filha.
O que gostei bastante neste livro foi o facto de abordar um tema diferente da maioria: a influência das novas tecnologias e todas as possibilidades que advêm da utilização destas. É um caso que, pelo que bem sabemos, poderia ser real: um namoro proibido, um pai superprotetor que, ao invadir a privacidade do computador da filha, descobre fotografias menos próprias do seu namorado, Anthony, não tendo conhecimento desta relação. O pai vê Amelia como uma menina pequena ainda, embora esta esteja prestes a atingir a maioridade e, ao tentar prender Anthony, acaba por prejudicar Amelia, arruinando todos os seus sonhos, a sua felicidade, utilizando o seu poder monetário para o conseguir e tornando toda esta situação um "escândalo" a nível nacional.
O drama marca presença ao longo de todo o livro pois, quando pensamos que a situação de Amelia e Anthony não pode piorar, são descobertas mais provas e a situação complica-se de novo, quase obrigando Amelia e Anthony a enfrentarem-se em tribunal.
Mas nem isto impede Amelia e Anthony de continuarem juntos e o seu amor, contra todas os obstáculos, sobrevive e está cada vez mais forte e estes estão dispostos a lutar pelo seu direito de ficarem juntos, até às últimas consequências.
Anthony Winter é uma personagem absolutamente adorável. Todo o livro ele concentra as suas energias em fazer com que Amelia não sofra consequências pelos atos que ambos cometeram, mesmo que isto signifique que ele saia prejudicado de toda esta situação - e esta é realmente a sua verdadeira prova de amor pois tudo o que Anthony quer é a felicidade de Amelia e que esta fique bem, sacrificando a sua própria felicidade e até a sua vida.
Sofri bastante enquanto lia este livro pois cada vez que eu pensava que as coisas se iriam resolver, elas pioravam imenso, mas nem por isso deixei de adorar cada página. Não é um romance bonito, cheio de flores e corações, é sim a história de dois jovens que lutam contra tudo e todos para conseguirem apenas estar juntos como todos os outros. O final é muito bonito, é uma lufada de ar fresco após um livro tão intenso como este e claro, feliz como já esperava.

3 comentários:

  1. [...]Este livro é um verdadeiro "Romeu e Julieta" do século XXI[...]

    Para tudo! Este é uma leitura obrigatória para mim!!! :D

    ResponderEliminar
  2. Tens mesmo que ler este! É muito bom :) muito dramático também!

    ResponderEliminar