segunda-feira, 5 de maio de 2014

James M. Cain - Double Indemnity [Cindy]

Título Original "Double Indemnity"
Páginas: 144
ISBN: 9780752864273


Sinopse (traduzida)
Quando o vendedor de seguros, Walter Huff conhece a sedutora Phyllis Nirdlinger, a mulher de um dos seus clientes ricos, demora apenas alguns minutos a perceber que esta se quer livrar do marido - e não demora muito mais até decidir ajudar. Walter sabe que os seguros de acidente pagam o dobro em acidentes ferroviários então, juntamente com Phyllis, forma um plano para conseguir fazer o seu marido entrar e sair do comboio sem levantar suspeitas da polícia, da seguradora, da enteada de Phyllis, do seu misterioso namorado ou do próprio Nirdlinger. Embora pequeno, este complexo livro é um exemplo perfeito da história de um homem normal, cuja vida vai disatrosamente mal, que Cain escreve de uma forma brilhante.

Opinião
Como sabem eu não sou grande apreciadora de policiais, mas como me ofereceram este livro à pouco tempo, decidi dar-lhe uma hipótese. Double Idemnity conta a história de um homem (Walter Huff) que trabalha com seguros. Um dia, aparece em casa de um cliente para lhe relembrar que o seguro automóvel dele está prestes a terminar e depara-se com a mulher deste que lhe pede, em segredo, para criar ao marido um seguro de vida. Entendendo as segundas intenções desta mulher (por quem se acaba por apaixonar). Juntos, planeam a morte do marido, a qual acaba por trazer consequências quando, contra todas as possibilidades, o seu plano é desvendado. Agora são só necessárias provas e ambos estão dispostos a fazer de tudo para que não se descubra. 
Este é provavelmente dos livros mais antigos que já li, uma vez que foi escrito em 1943, mas nem por isso deixou de ser atual, uma vez que a história poderia ocorrer nos dias de hoje. 
Mas sejamos sinceros, quem cometeria um crime por alguém que acabou de conhecer? Tudo bem, que Walter se sente bastante atraído por Phyllis e que quer ficar com esta, mas arrisca não só a própria vida, também se arrisca a passar o resto desta na prisão - e, ainda por cima, logo após o crime, se separa de Phyllis e acaba por se apaixonar pela sua enteada, 14 anos mais nova que ele.
Não foi dos meus livros preferidos de todo, mas não foi mau de tudo e acredito que já alguém tenha feito algo parecido. Este livro foi adaptado para o cinema, mas a história em si sofre bastantes alterações que o tornam um pouco mais interessante.

Sem comentários:

Enviar um comentário