quarta-feira, 30 de abril de 2014

Trilogia Cinquenta Sombras de Grey [Dixie & Al]



"As Cinquenta Sombras de Grey"
Fifty Shades #1
Título Original: "Fifty Shades of Grey"
Páginas: 552
Editor: Lua de Papel
ISBN: 9789892319957

Sinopse
Anastasia Steele é uma estudante de literatura jovem e inexperiente. Christian Grey é o temido e carismático presidente de uma poderosa corporação internacional. O destino levará Anastasia a entrevistá-lo. No ambiente sofisticado e luxuoso de um arranha-céus, ela descobre-se estranhamente atraída por aquele homem enigmático, cuja beleza corta a respiração. Voltarão a encontrar-se dias mais tarde, por acaso ou talvez não. O implacável homem de negócios revela-se incapaz de resistir ao discreto charme da estudante. Ele quer desesperadamente possuí-la. Mas apenas se ela aceitar os bizarros termos que ele propõe... Anastasia hesita. Todo aquele poder a assusta - os aviões privados, os carros topo de gama, os guarda-costas... Mas teme ainda mais as peculiares inclinações de Grey, as suas exigências, a obsessão pelo controlo… E uma voracidade sexual que parece não conhecer quaisquer limites. Dividida entre os negros segredos que ele esconde e o seu próprio e irreprimível desejo, Anastasia vacila. Estará pronta para ceder? Para entrar finalmente no Quarto Vermelho da Dor? As Cinquenta Sombras de Grey é o primeiro volume da trilogia de E. L. James que é já o maior fenómeno literário do ano em todos os países onde foi publicado.


"As Cinquenta Sombras mais Negras"
Título Original: "Fifty Shades Darker"
Fifty Shades #2
Páginas: 576
Editor: Lua de Papel
ISBN: 9789892321127

Sinopse
Perseguida pelos negros segredos que atormentam Christian Grey, Anastasia Steele separa-se dele, e começa uma carreira numa prestigiada editora de Seattle.
Mas por mais que tente, Anastasia não o consegue esquecer - ele continua a dominar-lhe todos os pensamentos. E quando Christian lhe propõe reatarem a relação com um novo e diferente acordo, ela não consegue resistir. Aos poucos, uma a uma, começam a revelar-se as Cinquenta Sombras que torturam o seu autoritário e dominador amante.
Enquanto Grey se debate com os seus demónios, e revela a Anastasia um lado inesperadamente romântico, ela vê-se obrigada a tomar a mais importante decisão da sua vida.
Uma escolha que só ela pode fazer…

"As Cinquenta Sombras Livre"
Título Original: "Fifty Shades Freed"
Fifty Shades #3
Páginas: 624
Editor: Lua de Papel
ISBN: 9789892321424

Sinopse
Quando a jovem e inocente Anastasia Steele encontrou pela primeira vez o impetuoso e fascinante milionário Christian Grey, começou entre eles um affair sensual que lhes mudou a vida para sempre. Assustada e intrigada pelas singulares inclinações eróticas de Grey, Anastasia exige um compromisso total na relação. Com medo de a perder, ele aceita.
Agora Anastasia e Grey têm finalmente tudo o que desejavam - o amor, a paixão, a intimidade, uma riqueza incalculável - e todo um mundo de possibilidades à sua espera. Mas ela sabe que amá-lo não será fácil, e que estarem juntos vai implicar ultrapassar barreiras que nenhum deles poderia prever. Anastasia vai ter de aprender a partilhar o estilo de vida de Grey sem sacrificar a sua identidade. E ele terá de aprender a superar o seu obsessivo impulso de tudo controlar, enquanto se debate com os demónios do seu terrível passado.
E quando tudo parece estar conjugado para que ambos consigam finalmente ultrapassar os maiores obstáculos, o destino conspira para tornar dolorosamente reais os maiores medos de Anastasia.

Opinião
[Dixie]
Esta trilogia é inovadora, uma autêntica “lufada de ar fresco” para a literatura erótica. Apesar de no primeiro livro o sexo ser um ponto fulcral, a história das personagens principais acaba por se sobrepôr à importância dos jogos sexuais que praticam e que é descrito de uma forma realista e pormenorizada.
Os obstáculos que o “casal” tem que ir ultrapassando são diversos e intrínsecos a nível psicológico. O leitor é transportado através de uma montanha russa de emoções, que varia de luxúria a tristeza profunda, conseguindo empatizar o que vai sendo vivenciado por Anastasia e Christian (e algumas das restantes personagens, como a irmã de Christian, Mia e José, amigo da Anastasia e, por ele, namorado).
A complexidade emocional dos livros foi o que mais me surpreendeu, sendo que a interação entre Christian e as suas “submissas” em comparação com a que mostra com Anastasia ou com Mrs. Robinson e até mesmo com a sua família evidencia os seus traumas e como estes afetam a sua personalidade, maneira de ser e de viver.
A evolução das personagens ao longo da história é marcante, assim como o envolvimento da história. São três livros que não dão vontade de largar enquanto não se termina e peço desculpa pela review tão pobre, mas sinceramente, penso que a história fala por si e que para a review seria mais importante enaltecer as fortes emoções que os caracterizam e que são marcantes para qualquer leitor(a).

[Al]
Tenho a dizer que comprei o primeiro livro desta trilogia em Londres. E que saí da loja com o seguinte comentário do empregado : "não podia sair de londres uma peça famosa dela". Realmente compreende todo o mediatismo e fanatismo à volta dos livros. O primeiro arrebata-nos com o facto de a personagem ser uma rapariga "next door" com a qual facilmente criamos um elo de ligação. O herói é um deus grego. Homem poderoso, com o mundo a seus pés. O acaso junta-os. Aqui nada de mais em relação a muitos romances já lidos. Mas o facto de uma rapariga normal, se envolver num mundo tão sensual e pecaminoso, faz-nos querer aventurarmo-nos nestas ideias. O segundo e o terceiro livros, já desenvolvem mais a relação entre estas duas personagens. Percebemos que nem tudo o que é parece. Embora com todo o drama que um romance merece, e toda a sexualidade que o erotismo traz, chegamos à conclusão de que a heroína se torna a âncora e o sol do mundo sombrio do nosso herói, que aparentemente domina o mundo, mas na realidade sucumbe às feridas infligidas pelo seu passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário