sábado, 29 de março de 2014

Stephen Shbosky - The Perks of Being a Wallflower [Bells]

Título Original: "The Perks of Being a Wallflower"
Páginas: 224
ISBN: 9781847394071

Sinopse
Charlie está no primeiro ano do secundário e embora não seja o maior cromo da escola, não é definitivamente popular. Tímido, introspetivo, mais inteligente do que os seus colegas mais velhos mas socialmente, um desastre. Ele é invisível, sempre na indecisão de viver a vida ou fugir desta.
Charlie está a tentar navegar por território desconhecido: o mundo dos encontros românticos e cassetes de música, drama familiar e novos amigos; o mundo do sexo, drogas e o "The Rocky Horror Picture Show", mas tudo o que precisa é aquela música perfeita na viagem perfeita para se sentir infinito. Mas Charlie não pode continuar nesta indecisão para sempre. Afinal, ser invisível oferece uma perspetiva única da vida.
Mas chega o momento em que Charlie pode ver as coisas de uma perspetiva diferente. "The Perks of Being a Wallflower" é uma história emocionante sobre crescer que o vai levar aos tempos em que vivia nessa montanha-russa a que chamam "crescimento".

Opinião
O amigo de Charlie suicidou-se há uns meses e Charlie, nervoso por começar o secundário, começa a escrever cartas a uma pessoa que não conhece, mas de quem ouviu falar. Explica que precisa de alguém que o escute e entenda, já que acredita que os pais e os irmãos não o compreendem inteiramente e a única pessoa em quem confiava, a sua Tia Helen, morreu anos antes, num acidente de automóvel.

Cerca de um mês depois das aulas terem começado, o nosso protagonista torna-se amigo de Sam e Patrick, dois finalistas que são meios-irmãos. Bill, o professor de inglês, rapidamente se apercebe da inteligência acima do comum do jovem e encoraja-o a “participar na vida” – e é isso mesmo que ele faz. É com Sam e Patrick que Charlie começa a conhecer o mundo real, criando novas amizades, indo a festas, experimentando drogas, entre muitos outros. E é com Sam e Patrick que Charlie se sente “infinito” pela primeira vez. Com o decorrer da história, podemos acompanhar de perto o crescimento da personagem principal e o desenvolvimento das suas relações inter-pessoais, bem como desvendar segredos e relembrar memórias há tanto esquecidas.

O livro é espectacular! Um dos meus preferidos, sem qualquer dúvida! A princípio, a escrita pareceu-me um pouco infantil, mas, assim que comecei a compreendê-la e a habituar-me, fui completamente “agarrada” por ela. Simples e clara, permitiu-me imaginar os diferentes cenários da história de um modo vivo e dinâmico. Incrivelmente observador, introspectivo e inocente, Charlie é, talvez, uma das personagens mais encantadoras que tive a oportunidade de conhecer, o que só torna ainda mais engraçado o facto de ele ser extremamente bom em confrontos físicos. Verdadeiramente castiço! Adoro-o!

Sem comentários:

Enviar um comentário