terça-feira, 11 de março de 2014

Neil Gaiman - O Oceano no Fim do Caminho [Cindy]

Título Original: "The Ocean at the End of the Lane"
Páginas: 184
Coleção: Via Láctea (#113)
ISBN: 9789722351997

Sinopse
Este livro é tanto um conto fantástico como um livro sobre a memória e o modo como ela nos afeta ao longo do tempo. A história é narrada por um adulto que, por ocasião de um funeral, regressa ao local onde vivera na infância, numa zona rural de Inglaterra, e revive o tempo em que era um rapazinho de sete anos. As imagens que guardara dentro de si transfiguram-se na recordação de algo que teria acontecido naquele cenário, misturando imagens felizes com os seus medos mais profundos, quando um mineiro sul-africano rouba o Mini do pai do narrador e se suicida no banco de trás. Esta belíssima e inquietante fábula revela a singular capacidade de Neil Gaiman para recriar uma mitologia moderna.

Opinião
"Uau" é como decidi começar esta review. Fiquei super entusiasmada quando soube que a tradução ia sair em Portugal pois já queria ler o livro à uns meses (mas quis esperar pela versão portuguesa desta vez). Neil Gaiman é Neil Gaiman e não há muito que não tenha já dito sobre o autor, todos os seus livros são espetaculares e este não é exceção. O livro começa com um homem que, após estar presente num funeral, dá por si a percorrer os caminhos que percorria enquanto criança, encontrando uma casa isolada no fim de um longo caminho. É a partir daí que a sua memória volta aos tempos de quando tinha 7 anos. Este rapaz de 7 anos, (cujo nome não é revelado durante o livro - e digo já que tal não é necessário) um dia, após um hóspede se ter suicidado no carro do pai, acaba por ser "recebido temporariamente" por uma família três mulheres (de 3 gerações diferentes) enquanto o pai trata dos assuntos referentes ao suicídio. Esta família vive numa pequena casa, no fundo de um caminho longo e não é uma casa qualquer uma vez que nas suas traseiras, se estende um "oceano". A mais nova das três mulheres, Lettie (uma rapariga de 11 anos) torna-se sua amiga e é esta que o vai salvar do maior perigo que alguma vez enfrentara - Ursula (a nova babysitter, que é na realidade um ser demoníaco que seduz os seres humanos, concedendo-lhes os seus maiores desejos). Ao longo do livro vamos-nos apercebendo que a família de Lettie não é uma família qualquer, mas sim, uma família que habita a Terra desde que esta existe e que possui uma magia tremenda e é esta magia, junto de um sacrifício de Lettie que salva o rapaz da morte que certamente o esperaria. No mundo de Neil Gaiman, tudo é possível, todo o imaginário se torna real e é por isso que gosto tanto de ler os seus livros, nunca sei o que esperar e mesmo quando espero algo, o livro acaba por ser muito mais do que isso. Como de esperar nos seus livros, encontramos um mundo um pouco à "Tim Burton", com alguns aspetos mais mórbidos (comuns na escrita deste autor). Para quem gosta de um bom livro de fantasia, não há melhor escolha que "O Oceano no Fim do Caminho" pela sua história maravilhosa, personagens mágicas e enredo único.

1 comentário:

  1. Mal posso esperar que ele chegue a casa! É por este livro dele que eu conto começar a conhecer o Neil Gaiman que tão bem falas!

    ResponderEliminar