quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Gayle Forman - Se eu Ficar [Cindy]

Título Original: "If I Stay"
Páginas: 216
Editor: EDITORIAL PRESENÇA
Coleção: Noites Claras (#5)
ISBN: 9789722343183

Sinopse
Naquela manhã de Fevereiro, quando Mia, uma adolescente de dezassete anos, acorda, as suas preocupações giram à volta de decisões normais para uma rapariga da sua idade. É então que ela e a família resolvem ir dar um passeio de carro depois do pequeno-almoço e, numa questão de segundos, um grave acidente rouba-lhe todas as escolhas. Nas vinte e quatro horas que se seguem, Mia, em estado de coma, relembra a sua vida, pesa o que é verdadeiramente importante e, confrontada com o que faz com que valha mesmo a pena viver, tem de tomar a decisão mais difícil de todas.

Opinião
Normalmente não sou grande fã de livros deste género mas acreditem que não me arrependi. Foi uma história que mexeu bastante comigo e creio que, por estar num curso de saúde, consegui olhar o livro com olhos diferentes. Conta a história de Mia, uma rapariga normal de 17 anos que se vê envolvida num acidente trágico que levou a vida dos que mais amava. Ela própria se encontra num estado de coma, sendo que se torna um "espírito", conseguindo ver o que acontece à sua volta e o seu próprio corpo deitado na cama de hospital. Enquanto espírito, anda pelo hospital e observa os diversos eventos que se sucedem: o aparecimento da sua família, da sua melhor amiga e eventualmente, pelo seu namorado, uma estrela de uma banda de rock em ascensão, acompanhado por uma estrela conhecida; as conversas que as enfermeiras têm consigo; as atitudes das pessoas que realmente a amam e fazem ver que, mesmo quando a vida nos prega uma partida, nos temos que levantar. Todas estas situações levam Mia a uma reflexão sobre a sua própria vida, fazendo o próprio leitor perguntar-se o que é a vida e o que realmente importa? Adorei cada página deste livro e aconselho muito!

1 comentário:

  1. Um dos melhores livros que já li, fez-me pensar, fez-me ficar apática, fez-me chorar, fez-me ver certas coisas de diferente maneira, foi um livro que mexeu muito comigo e parece que tocou bem no fundo da minha alma. Está escrito de uma maneira que me prendeu de uma forma como poucos livros conseguem fazer.

    ResponderEliminar